Histórico Capela São Francisco - Jardim União

By Tonny Teixeira

1 Oct 2017 Updated 6y ago

Capela atual em 2017

Tudo começou com trabalho de pastoral, iniciado em maio de 1988, com a realização do mês de Maria.

Para ajudar esse trabalho voluntário, recebemos ajuda do Pe. Teodoro e Irmã Ana.

Para fortalecer ainda mais o trabalho pastoral nas comunidades, foi criado um conselho comunitário de pastoral. Daí surgiu a grande necessidade de um local para os encontros desse grupo.

Foi feito ofício ao Sr. Presidente da COHAB - CE em 10/03/1990, solicitando um terreno para a construção da Igreja.

Em 1988, com várias parcerias e ajuda à comunidade, com doações, deu-se início à construção da Capela São Francisco no Jardim União.

Porém, devido à ação do vento, tivemos a perda de um lado da capela. Logo depois descobrimos que o alicerce estava comprometido, tendo que rafazê-lo. Após anos de muitas lutas e sempre com o apoio dos moradores da comunidade, conseguimos reconstruí-la.

Logo depois surgiu a necessidade de murar o terreno. Em 2006, a Prefeitura fez a delimitação do terreno e aprovou a construção do muro.

Com o passar dos anos, os fiéis foram aumentando e, pensando nessa nova demanda, houve a necessidade de uma igreja maior.

Em 2012 começou a construção, ao lado da Capela pequena. Hoje temos uma nova realidade, com muito esforço e luta de todos os envolvidos e a ajuda de Deus em todas as decisões, além da colaboração de todas as famílias para a construção, surgiu uma igreja maior que possibilita uma maior acolhimento e conforto para a comunidade, pastorais, grupos e movimentos, como o Terço dos Homens, que é muito forte nesta nova igreja e a pastoral do dízimo, bem aceita pela comunidade.

Atualmente fazemos parte da Paróquia Mãe Santíssima, tendo como Pároco o Padre Reginaldo Guimarães Lima, que muito se esforça para que as comunidades cresçam no trabalho de evangelização, especificamente com os jovens e as crianças, um trabalho dinâmico, envolvendo os fiéis, tanto nas missas como no social.

Diego - PASCOM

histórico
jornal
paroquial