Histórico da comunidade São Pedro Julião Eymard

By Einstein Adriano

31 Jul 2018 Updated 5y ago

Paróquia Mãe Santíssima, Fortaleza/CE, Voz da Paróquia, Julho de 2018.

É com bastante alegria, que esse ano nos festejos de São Pedro Julião Eymard, comemoramos o aniversário de 25 anos de existência da nossa capela. E pensar que tudo surgiu graças a um grupo de mulheres que cheias do amor de DEUS passaram a se reunir nas casas umas das outras para rezar o Terço Mariano.

No Evangelho de Mateus 22,14 está escrito: “muitos são chamados,mas poucos são escolhidos”, e com Celeste, Glorinha, D. Francisca,Helena e D. Socorro Carvalho não foi diferente, porém, como a graça de DEUS é maior, elas passaram a ter em seus corações um sentimento diferente e até mesmo maior do que elas podiam compreender naquele momento, porque DEUS tinha um propósito extraordinário na vida destas cinco mulheres e que hoje reflete na vida de tantas outras pessoas. Como Maria, todas elas deram o seu sim e se puseram à serviço do Senhor, em que com o tempo perceberam o quão importante seria ter no conjunto um templo para que Jesus Eucarístico pudesse se fazer presente todos os dias.

Logo no início, elas não sabiam a que Paróquia pertenciam, por isso convidavam padres de bairros vizinhos como da Parangaba e da Igreja de Aparecida para juntos celebrarem. As primeiras Missas aconteceram na quadra do conjunto Mirassol, mas logo em seguida passaram a acontecer no Centro Comunitário do Conjunto Veneza Tropical. Com o tempo, aquelas mesmas jovens senhoras passaram a preparar as crianças da comunidade para a Primeira Eucaristia, e com isso, quando os movimentos na comunidade de fato começaram a surgir é que descobriram a qual Paróquia a nossa delimitação territorial pertencia. Ao saberem que faziam parte da Paróquia da Santíssima Trindade, logo convidaram o padre da paróquia para celebrarem juntos, e de prontidão o Pe. Adriano passou a acompanhar e a orientar o andamento da criação dessa nova capela e a formação das primeiras pastorais.

Com o advento dos movimentos pastorais, outras pessoas, dentre elas o Sr. Leonardo e Conceição, foram fundamentais para que a comunidade pudesse crescer. A partir de então, começaram a promover eventos como bingos e feirinhas de comidas típicas para angariarem fundos para a construção da capela. Com esse objetivo foi preciso ir atrás de conseguir um terreno que atendesse a essa finalidade, e mesmo diante das provações, esse grupo foi então em busca de conseguir o terreno com a prefeitura para a construção do templo. Depois de tantas idas e vindas sem sucesso em audiências com o Prefeito da época, um dia, como a providência divina não falha, eles conseguiram autorização que tanto buscavam da prefeitura para a construção da capela. Com a área então já delimitada e demarcada, dali em diante as celebrações passaram a acontecer no próprio terreno onde seria edificado aquele templo na comunidade. Tempos depois com a capela já erguida e as obras concluídas, DEUS iluminou que o padroeiro homenageado seria o fundador dos Sacramentinos: São Pedro Julião Eymard, o apóstolo da Eucaristia. E no dia 20/06/1993 houve um marco para nossa capela em que foi colocada a pedra fundamental pelo Bispo Dom Geraldo Nascimento.

Passados alguns anos, com o crescimento do bairro e dos moradores, a Comunidade de São Pedro Julião Eymard também foi crescendo e se fortificando na fé com a criação de novos movimentos pastorais. Como a Paróquia da Santíssima Trindade também foi ficando mais extensa, passou a ter grande carência de padres, e assim, percebeu-se a necessidade de haver o desmembramento de algumas comunidades para que se criasse uma nova Paróquia ao qual hoje pertencemos. Nascida no dia 02/02/2010 e tendo como Pároco o Pe. Reginaldo Guimarães, hoje fazemos parte da Paróquia Mãe Santíssima, e desde então, a união entre as comunidades da paróquia tem sido algo bastante desenvolvido e germinado por nosso Pároco, criando um elo de fraternidade e irmandade entre todas as 10 capelas irmãs.

A Capela, no último ano de 2017/2018, passou por uma reforma na sua estrutura para melhor receber os fiéis aos domingos e atender às demandas diárias das pastorais. E é com a graça de DEUS que hoje celebramos nossos festejos com extrema gratidão porque para Deus nada é impossível.

histórico
julho 2018