História de Santa Teresinha

A Rosinha do Carmelo


By Tonny Teixeira

20 Oct 2018 Updated 5y ago

87

0

Paróquia Mãe Santíssima, Fortaleza/CE, Voz da Paróquia, Outubro de 2018.

Santa Teresinha nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 na França. Sempre foi uma criança fraca e doente e seu nome de batismo era Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin).

Perdendo a mãe aos 4 anos, Teresa se apegou a irmã mais velha, Paulina, que mais tarde entrou para o Carmelo deixando Teresinha muito doente. Certo dia, ao olhar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Teresinha viu a imagem sorrir para ela e então ficou curada. 

A partir deste momento decidiu entrar também ela para o Carmelo. Mas, por ser muito jovem, não era permitido. Astúcia, determinação e coragem a fizeram viajar e pedir diretamente ao Papa Leão XIII, que a autorizou.

As provações só estavam começando. Teresinha aprendeu a ofertar tudo a Deus nas pequenas coisas, "nada é pequeno, se é feito com amor". 

Tornou-se a padroeira das missões sem nunca sair do Carmelo. Ela dizia: "Compreendi que a igreja tinha um Coração, e que este coração ardia de Amor. Compreendi que só o Amor fazia os membros da igreja agirem, que se o Amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue.

 Por isso, ela dizia: No coração da Igreja, serei o amor. Dizia sempre que o que conta é o amor, só o amor. É contemplar no outro a pessoa de Jesus. Para ela, ser missionário não é uma questão de geografia e sim uma questão de amor.

Santa Teresinha morreu jovem, aos 24 anos. A tuberculose a levou para os braços de Deus. Para as carmelitas, “morrer é nascer para o céu". Sua Páscoa foi em 30 de setembro de 1897.

Rosilene Oliveira

Coordenadora da Liturgia da Comunidade Santa Teresinha

Padroeiros
Outubro 2018
PaginaInicial

Comments (0)

Login for comment.
No comments

Conheça nossos colaboradores:

EXPEDIENTE
Jornal informativo da Paróquia Mãe Santíssima
Parque Dois Irmãos
Fortaleza - Ceará

CONTATOS
Rua Afonso Lopes, nº 1050
Tel. 85-3493.5171

EQUIPE DE REDAÇÃO
PASCOM (Pastoral da Comunicação)

DIAGRAMAÇÃO
Nitidez Cópias - 3295.7325

PÁROCO
Pe. Régis Fonseca

E-MAIL PASCOM
virtualpascom+jornal@gmail.com

FANPAGE PAROQUIAL 
facebook.com/maesantissima

SITE DO JORNAL
vozdaparoquia.woese.com