![](https://storage.woese.com.br/images/site/a6eb96b82e32733eb00f8bd874cc2f767ae84753.webp)
Paróquia Mãe Santíssima, Fortaleza / CE, Voz da Paróquia. Setembro de 2018.
Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1585 na cidade de Pouy na França. Filho de pobres camponeses, sempre demonstrou interesse e gosto em estudar. Entrou no Seminário e se tornou padre com apenas 19 anos de idade, continuou os estudos por mais 4 anos, recebendo o título de Doutor em Teologia. O inicio da sua vida sacerdotal foi um pouco conturbada, pois o mesmo foi aprisionado ,levado a Tunísia, vendido como escravo para um pescador, que depois o vendeu para um químico que ao morrer deixou Vicente para um sobrinho, um católico que por medo de tornará muçulmano.
O patrão de Vicente, arrependido, propôs ao escravo fugirem para a França. Esta fuga só foi realizada 10 meses depois, quando que em um pequeno barco, atravessaram o Mar Mediterrâneo e foram dar na costa francesa, em Aigues-Mortes e de lá foram para Avingnon (Cidade francesa onde por anos foi residência de papas). Naquela cidade encontraram o Conselheiro do Papa. Vicente voltou a exercer o ministério de padre e o renegado abjurou publicamente e voltou para a Igreja Católica.
A Congregação da Missão surgiu espontaneamente. Padre Vicente conseguiu alguns colegas para pregar aos camponeses; exigia deles a simplicidade nas pregações, para o povo entender, e rapidamente seu grupo foi aumentando. No princípio, alugaram uma casa para sua moradia. Com o aumento mudaram para um velho Colégio. O número aumentava. Um cônego que dirigia um leprosário sem doentes ofereceu em doação os prédios do leprosário para residência dos padres. A instituição demorou de 1625 até 12 de janeiro de 1633, quando recebeu a Bula do Papa Urbano VIII, reconhecendo a Congregação. Padre Vicente sempre se preocupou com as crianças rejeitadas e abandonadas, como os velhos e os pobres e doentes. Durante sua vida criou grandes obras, que até hoje estão prestando serviços à humanidade.
A primeira irmã de caridade foi uma camponesa de nome Margarida Naseau. Com colaboração de Santa Luisa de Marilac, ele estabeleceu a Companhia das Irmãs da Caridade. Começaram 4 camponesas, hoje são milhares. Isto se deu em 29 de novembro de 1633. Padre Vicente criou tantas obras, que em pouco tempo não é possível enumerar; a história de sua vida é uma beleza. Padre Vicente tinha quase 80 anos quando faleceu, dia 27 de setembro de 1660. Em 16 de junho de 1737, foi canonizado pelo papa Clemente XII, e, em 12 de maio de 1885, foi declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII.
0