Santo Expedito: "O Santo da Última Hora"

27 Mar 2018 Updated 4y ago

Paróquia Mãe Santíssima, Fortaleza/CE, Abril de 2018.

Morte: Em Melitene, Armênia
Festa litúrgica: 19 de abril
Atribuições: palmeira, capacete no chão, corvo esmagado e a palavra Hodie (hoje em latim) escrita na cruz.
Padroeiro: Causas justas e urgentes

Santo Expedito foi um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Formou-se uma tradição ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgente.

A versão mais corrente sobre sua vida o mostra como um militar romano, comandante chefe da 12ª Legião, conhecida como "Fulminata", aquartelada em Melitene e encarregada de proteger o Império das invasões dos bárbaros orientais com um efetivo de mais de 6.800 soldados. Sendo cristão, como era a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia, teria sido condenado durante as perseguições de Diocleciano no dia 19 de abril do ano 303, sendo martirizado e por fim decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos.

Sobre a sua conversão ao cristianismo, aconteceu que foi tentado por um demônio em forma de corvo que gritava Cras! Cras! (em latim, "amanhã"), que surgiu para adiar sua conversão. Entretanto, Santo Expedito teria pisado na criatura dizendo Hodie! ("hoje"), significando sua disposição heroica de converter-se de imediato.

Seu culto só iniciou uma difusão mais larga por volta do século XVII, a partir da França ou da Alemanha, onde era representado como um advogado pisando um corvo que grita Cras! Cras!, significando as intermináveis delongas nos processos judiciais, contra as quais ele era invocado. Em 1781, foi designado padroeiro de Acireale, na Sicília, e desde então sua devoção se espalhou rapidamente por muitos países.

É possível que sua ligação com as causas urgentes derive unicamente do significado do seu nome. Tradicionalmente também é o patrono dos mercadores, navegantes,estudantes e dos que vão prestar exames. No Brasil sua veneração ganhou corpo nos anos 80 e hoje ele tem multidões de devotos. Deu seu nome ao município de Santo Expedito, em São Paulo, e Santo Expedito do Sul, no Rio Grande do Sul.

Sua representação mais comum é a de um soldado romano, com traje de legionário, vestido de armadura, túnica curta e manto jogado atrás das espáduas, com postura marcial. Em uma mão sustenta a palma do martírio e na outra uma cruz que ostenta a palavra Hodie, em referência ao episódio do espírito do mal, o corvo que lança seu grito habitual Cras! e que é representado debaixo de seu pé.

Autor: Francisco Sérgio

Comunidade Santo Expedito