Histórico Capela Menino Jesus de Praga

1 Jul 2017 Updated 6y ago

508

0

Em dezembro de 1980, foi solenemente celebrada, pelo Pe. Estelita,  a primeira missa, na quadra de esportes do Conjunto Sumaré, para abençoar este novo conjunto. A partir de então, a comunidade passou a se organizar em comissão para que houvesse missas dominicais e foram orientados a procurar o atual Seminário São José, onde procuraram falar com o Pe. Juraci, que aceitou de bom grado dar assistência à nova comunidade. Este , com a ajuda do Pe. Estelita, nomeou o Pe. Evaldo Konzen como capelão que deveria assumir a importante missão desse pastoreio.

Inicialmente as missas eram celebradas nas casas, aos domingos e na ocasião iniciou-se os círculos bíblicos, aos sábados.

Com a proibição das missas serem celebradas nas residências, por Dom Aluísio, surgiu, da comunidade, a ideia de solicitar ao presidente do centro comunitário que fosse cedido o espaço (barracão onde a construtora guardava material) para a celebração das missas. Para tanto, posteriormente, a comunidade daria o terreno para que passasse a ser o centro comunitário.

No entanto, em 1982, o barracão invadido por vândalos e as missas ficaram suspensas por longo período, até que o Sr. Lourival, Soares de Aquino, resolveu, por sua conta, reformar o local e construir uma capela para o retorno do Pe. Lourival e seminaristas, no inicio do ano seguinte ao ocorrido. Sua sogra, Sra. Maria de Jesus Pires, preocupada com as despesas da construção, tomou a iniciativa de visitar os moradores solicitando ajuda de todos. Assim, a construção foi realizada pelo Sr. Lourival, Sr. Fernando e a colaboração de toda a comunidade que, entusiasmada, ajudava como podia.

A Capela foi inaugurada no dia 19 de março de 1983, com o aniversário da filha do Sr. Fernando e Sra. Fátima, a Ly Carioca. Teve o Pe. Evaldo Konzen como celebrante e fazia parte da Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Dias Macêdo, tendo como Pároco o Pe. Juraci e em seguida a provisão do Pe. João Rodrigues Farias passou a ser o novo pároco.

Em 1998, o atual bispo Dom Plínio da Luz assumiu a Paróquia.Com seu carisma e dedicação à sagrada comunhão, instituiu as missas na primeira sextas feira de cada mês, dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus.

Com a provisão do Pe. Geovane Saraiva adquiriu-se um terreno, cedido pela Construtora Integral, para a construção de uma nova capela. E com a garra e o esforço do pároco e da comunidade, deu-se a inauguração da mesma em 17 de março de 1994.

Pe. Geovane fundou o Apostolado da Oração, Legião de Maria, ECC, MESC, e casamento comunitário pelo Apostolado da Oração e e expandiu as demais pastorais.

No dia 13 de fevereiro de 2000, Pe. Tomás fez sua provisão, lançou o Projeto Pastoral Missionário e as Terças Missionárias e, por questões de saúde, precisou retornar à sua terra natal. Com a provisão do Pe. Oliveira Braga como pároco e Pe. Bosco Leite, que logo foi transferido  para Roma. Nesta ocasião, assumiu, como vigário, o Pe. Élio Correia. Em seguida, o Pe. Oliveira foi transferido para Maracanaú e chegou o Pe. Francisco, que muito incentivou o Terço dos Homens e demais pastorais, dando um impulso para a reforma da capela.

Com a transferência do Pe. Francisco para Caucaia, o Pe. Élio passou a assumir como pároco, continuando as terças missionárias, cuidando das pastorais e ajudando os fieis com a Terapia Comunitária e individual.

No dia 02 de fevereiro de 2010, por decreto do Arcebispo Dom José António, a Comunidade Menino Jesus de Praga se desligou da Paróquia São Francisco de Assis, do Dias Macedo e passou a  a pertencer à Paroquia Mãe Santíssima, do Parque Dois Irmãos, tendo com Pároco o Pe. Reginaldo Guimarães e seu assistente, o Seminarista Pedro Rodrigues Neto, que , após assumir seu sacerdócio, passou a ser vigário Paroquial. No entanto, este foi transferido para outra paróquia, vindo assumir como vigário paroquial o Pe. Luis Gilderlane, que já havia feito pastoral nesta comunidade.

Atualmente, permanece como pároco Pe. Reginaldo Guimarães e como vigário paroquial o Pe. João Batista.

Mônica Cavalcanti - Pascom

histórico
jornal
paroquial