Histórico Capela Santo Expedito

Uma história de 17 anos!

1 Apr 2017 Updated 6y ago

Anseios de confraternização e uma aproximação humana para se conhecer e fazer amizades, e acima de tudo, buscar o encontro espiritual, foi a necessidade real que os moradores do Loteamento Expedicionários sentiram. E com esse sentimento iniciaram a comunidade de Santo Expedito. O ano era 1999 e quem tomou a iniciativa foi um grupo de senhoras que já tinham a idéia de rezar o terço e novena de Nossa Senhora de forma programada. Foi dada a largada de encontros periódicos numa área central do Loteamento, mas precisamente em frente à casa da dona Margarida, cuja cruz em madeira marcava o local dos encontros.

Com o sonho da construção da igreja, um dos moradores sugeriu como padroeiro “Santo Expedito”, o grupo não se opôs e aceitou a sugestão. Com a orientação dos padres da paróquia da Santíssima Trindade, o cruzeiro foi fixado no ponto mais alto do Loteamento, e numa área bem centralizada do Loteamento Expedicionários I, de maneira a beneficiar o Loteamento II. Nascia a comunidade. Mesmo sem prédio e área edificada a comunidade se organizou com coordenação, grupos de oração, grupo de jovens e estudos bíblicos. As missas todos os dias 19 de cada mês completaria a programação.

No mês de abril de 2001 foi realizada a primeira festa do padroeiro e em outubro seguinte a presença de um devoto de Santo Expedito, apresentador de um programa da Rede Vida de Televisão deu um impulso satisfatório, através da divulgação da comunidade durante o seu programa de televisão. O desejo de construir a igreja de Santo Expedito, que já iniciara com muito esforço e desafios, contando com a ajuda de pessoas da própria comunidade, todos tiveram nessa oportunidade da ajuda pela divulgação, uma motivação maior. Após esses anos e com a capela já pronta, o compromisso dos leigos da comunidade que trabalham sem parar, viu-se ampliado cada vez mais.

Não poderemos esquecer de pessoas que contribuíram para o crescimento da nossa comunidade e que já fizeram a sua páscoa definitiva, como a dona Margarida e o seu Miguel Romélio, D. Socorro a eles a nossa eterna saudade. E aos nossos amigos que passaram por aqui e estão em outros lugares abraços em Cristo e esperamos a visita.

Depois de 10 anos "2001 à 2010" compartilhados com a Paróquia Santíssima Trindade, em 2011 fomos inseridos na Paróquia Mãe Santíssima, e os bons resultados de irmandade, unidade e fraternidade contribuíram cada vez mais para o nosso crescimento Social e Espiritual.

Fátima Lopes - PASCOM

histórico