Histórico Capela Santa Terezinha do Menino Jesus

1 Mar 2017 Updated 6y ago

Tudo começou muito simples. Como não havia um templo católico nas proximidades, as pessoas da comunidade reuniam-se nas residências para louvar, rezar e mostrar o bom caminho através da palavra de Deus.

Então, em 17 de maio de 1991 a Família Parente doou um terreno de 4.400m² para a Mitra Arquidiocesana de Fortaleza, com finalidade de construir uma capela no loteamento Sítio Guarani no Passaré.

O referido imóvel foi por diversas vezes alvo de invasores auto intitulados ‘’sem-teto’’, e por conta desta situação havia necessidade urgente de iniciar as obras de construção. Logo, no início da década de noventa, foi escolhido o nome de Santa Teresinha do Menino Jesus como padroeira.

Munidos dos documentos legais (escritura do terreno, projeto arquitetônico, localização topográfica, etc.), de doações financeiras e do trabalho voluntário de homens e mulheres da comunidade, orientados pelo Padre Teodoro da Paróquia Santíssima Trindade, deram início, em nove de janeiro de 2000, a construção do que viria a ser uma capela de 446 m² de área coberta e amplo estacionamento, tendo ainda uma área territorial de 2000 m² a ser construída salas de catequese, salão paroquial e outros empreendimentos para o bem da comunidade.

A partir de 2010 passou a pertencer a então recém-criada Paróquia Mãe Santíssima. A capela está localizada no cruzamento da Rua Ucrânia com Avenida Morada Nova no Bairro Passaré.

Atualmente, tendo à frente da grande obra evangelizadora está o Padre Reginaldo Guimarães Lima, que vem realizando juntos aos agentes de pastoral um abençoado trabalho, merecedor de elogios e reconhecimento.

Seguem algumas informações gerais sobre a comunidade:

• A festa da padroeira Santa Teresinha é comemorada no dia 1° de outubro;
  • As celebrações acontecem sempre aos domingos a partir das 18h15;
  • Às terças-feiras há o terço dos homens às 20h;
  • Às quintas-feiras há a adoração ao Santíssimo às 19h;
  • Às sextas-feiras há encontro do grupo de jovens às 19h.

Fonte de pesquisa: arquivo pessoal de Fernando Gomes Cavalcante (membro da comunidade)

histórico
jornal