Histórico Capela São Vicente de Paula

1 Nov 2016 Updated 5y ago

204

0

CAPELA SÃO VICENTE: onde a simplicidade dos homens e mulheres de fé construíram um altar para o santo da caridade.

A história da Capela São Vicente de Paula começa após a invasão do terreno, que em meio às dificuldades, foi sendo ocupado por casas simples feitas de papelão, madeira e lona.

Mesmo com toda dificuldade encontrada pelos moradores para se ter um lugar onde morar, sentiram a necessidade de se ter um lugar para orar. Foi quando alguns moradores decidiram lutar pelo espaço.

Pessoas como a Sra. Cícera Maria da Conceição, Sra. Eulina Maria de Jesus, Sra. Das Neves, Sra. Marli, Sr. José Neres e o Sr. Mauro decidiram abraçar a causa. Foi então que a Sra. Eulina se dirigiu ao gabinete do prefeito  da época para pedir a doação do terreno para a Capela, sendo de pronto rejeitado o pedido.

Mesmo abatidos, não desistiram. Decidiram levar adiante o propósito da construção da Capela. Antes da construção, as missas eram celebradas na Rua 12, com missa campal pelo Padre Rui, vigário da época. As coroações eram feitas na corte do samba, nº 3140 na mangueira, espaço cedido pelo Sr. José Neres.

Um dia, ao ser questionada pelo Padre Rui do porquê de o padroeiro ser São Vicente de Paulo, Sra. Eulina, com lágrima nos olhos, disse que desde criança era devota do Santo e da Sagrada Família, e que reconheceu no sofrimento de São Vicente o seu sofrimento e o do povo de ter um pedaço do Céu aqui na terra.

Após o terreno ser conseguido através da associação do bairro, a Capela começou a crescer em todos os aspectos. Hoje a Capela pertence à Paróquia Mãe Santíssima. E com a ajuda do Padre Reginaldo, conseguimos realizar juntos momentos de grande importância como Missas todo domingo às 17h, Grupo de Oração às quintas-feiras às 19h, Terço dos Homens às sextas-feiras às 20h e Grupo de Jovens aos sábados ás 18h30min.

A festa do nosso padroeiro é sempre realizada do dia 17 ao dia 27 do mês de setembro. Hoje já temos a nossa Capela construída, faltando apenas o registro do terreno, mas Deus não faz a obra pela metade.

São Vicente de Paulo, santo da caridade, que é a cara do nosso bairro Riacho Doce, rogai por nós.

Fonte: Edigleison

histórico
jornal
paroquial