Histórico Comunidade Nossa Senhora Perpétuo Socorro

A Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve sua origem em maio de 2000.

By Tonny Teixeira

1 Oct 2016 Updated 6y ago

66

0

A Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve sua origem em maio de 2000. Sua primeira atividade, o TERÇO MARIANO, realizou-se no Residencial Boa Vista, localizado na Rua das Oiticicas, 640 - Passaré.

A iniciativa se deu por parte de uma moradora, a Sra. Silvana Pedrosa, que sentindo a necessidade de evangelização, sobretudo com as crianças, procurou o Padre Thomaz, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Dias Macedo. O Padre enviou dois seminaristas para dar assistência, e esse acompanhamento foi contínuo nos seus primeiros anos. Os mesmos eram acolhidos pelos condôminos em suas casas.

Por se tratar do mês de Maio, rezavam o Terço nas famílias, encerrando com a coroação de Nossa Senhora no Residencial Boa Vista. Em novembro do mesmo ano, a Sra. Silvana organizou um grupo de trinta famílias e aí surgiu o primeiro movimento na comunidade, o Mãe Peregrina de Schoenstatt, que permanece até hoje. A partir desses primeiros encontros familiares envolveram-se mais dois condomínios vizinhos: Residencial Sonho Verde e Residencial Água Viva. O costume do Terço foi mantido, sempre coroando Nossa Senhora a cada ano em um condomínio diferente

O nome da comunidade foi escolhido devido a um pedido feito pela Sra. Silvana à Nossa Senhora, que foi atendido pela invocação de seu Perétuo Socorro.

Os projetos iniciais implantados em comunhão com a Paróquia foram às terças-feiras missionárias, onde se refletia a Palavra de DEUS com as famílias; as Celebrações da Palavra aos sábados, no salão de festas dos condomínios, alternadamente. Os materiais litúrgicos eram trazidos pelos seminaristas.

Foi formada a primeira coordenação da comunidade, que foi composta pela Sra. Silvana Pedrosa, o Sr. Carlos Lemos e a Sra. Cristina Alcântara. Participavam das Assembleias Paroquiais e as reuniões do CPC na Capela Menino Jesus de Praga, de quem receberam suporte, especialmente na primeira festa da padroeira, como em outros encontros da comunidade.

Mesmo com suas limitações, a comunidade foi crescendo, até que surgiram as Pastorais da Catequese, Dízimo e Grupo de Jovens.

A comunidade seguiu com seu trabalho de evangelização, na Paróquia São Francisco de Assis, até o ano de 2009, quando passou a pertencer à Paróquia Mãe Santíssima, criada em fevereiro de 2010.

Atualmente as missas da comunidade são celebradas na Praça Nilo Lopes, entre a Avenida Palestina e a Rua dos Sabiás, no Passaré, sendo que a primeira Missa a ser celebrada na praça foi em 23 de junho de 2003, ocasião em que foi construído o altar de cimento para sua realização durante os festejos da Padroeira, altar este, que até hoje existe. Sempre contamos com a ajuda da empresa Dragão do Mar, que nos empresta um ponto de luz para o funcionamento das caixas de som e de iluminação durante as missas e festejos da Padroeira.

Hoje em dia, a comunidade possui sua casa de missão (Rua das Oiticicas, 809), onde ocorrem as reuniões, e onde se guardam os materiais da Missa e as cadeiras, que sempre precisam ser deslocadas para a realização da Missa, através de um carro fretado pela comunidade. Antes eram guardadas na casa da Sra. Cássia.

Nos últimos anos, já pertencendo à Paróquia Mãe Santíssima, nossa comunidade tem crescido, sobretudo com a entrada de novos agentes de pastoral (jovens, adultos e casais) que nos ajudam na Evangelização.

Durante os festejos da Padroeira, contamos hoje com o condomínio Tulipa, que guarda todas as cadeiras e mesas utilizadas durante os dias de festa.

Temos hoje as seguintes pastorais: DÍZIMO, LITURGIA, MESC, CATEQUESE, BATISMO, CRISMA, COROINHAS, TERÇO DOS HOMENS, PASCOM e GRUPO MÃE RAINHA.

O atual coordenador da comunidade é o Sr. Aílton e Vice-coordenadora a Sra. Renata.

Acreditando na providência de Deus, esperamos em breve ter o terreno liberado para a construção da  nossa Capela.

Cristina Alcântara

...

histórico
jornal